Autor Tópico: O Mais Importante  (Lida 1217 vezes)

Álex Hylaios

  • Global Moderator
  • Full Member
  • *****
  • Mensagens: 200
  • "The trip goes on and on, endlessly..."
O Mais Importante
« Online: Julho 21, 2015, 03:46:06 pm »
Quando entramos pra um caminho novo, ou começamos a aprender qualquer coisa nova e interessante, é normal termos dúvidas. E é normal querermos saber um monte de coisas, perguntar tudo.

Porém, algumas pessoas estão fazendo isso exageradamente. Perguntando coisas que são fáceis de se encontrar pela internet, ou mesmo aqui no fórum. Isso acaba sendo um sintoma de preguiça de procurar.

Para tudo na vida que queremos estudar, a maior fonte de conhecimento são livros, artigos, textos, e também fazer por si mesmo, isso ensina bastante. Se você fôr se tornar um pesquisador, por exemplo, antes que vc vá até o seu orientador de mestrado ou doutorado perguntar uma coisa, você vai ler sobre aquilo e se certificar de que a resposta não está tão disponível assim. Depois, quando vc tiver lido alguma coisa, aprofundado um pouco no assunto, é que vc vai lá no seu orientador e discute os assuntos. Seu professor do colégio ou faculdade vai te mandar estudar se você estiver fazendo perguntas básicas demais, sobre coisas que ele falou em sala de aula e estão nos materiais fornecidos (ou indicados). Não é assim?

Então, por que é que na Wicca muita gente tem o costume de fazer exatamente isso, sair perguntando sem parar antes mesmo de ter o conhecimento básico?

Eu já falei e continuo repetindo nos videos que a informação que passamos pra vcs é a mínima, é o básico, é a pontinha do iceberg pra que vcs possam buscar o conhecimento por si mesmos. Acaba que aquelas pessoas que estão querendo ajudar vocês se tornam muletas do conhecimento, e os buscadores se tornam preguiçosos de pesquisar, ler, praticar direito.

Gente, essa postura não forma sacerdotes. Um praticante solitário não chega muito longe se não fôr atrás do que quer sozinho. Um dedicado em um grupo ou Tradição também não vai longe, porque o seu dedicador não vai ficar passando tudo que sabe de mão beijada.

Então venho aqui dizer mais uma vez o que é o mais importante: ESTUDEM! O sacerdócio não é para os preguiçosos, é para os buscadores. Passem por cima de sua preguiça e procurem! Tem uma lista de referências bibliográficas aqui no fórum, livros que nós da TCS recomendamos pra vocês, que consideramos bons para quem está começando. A internet está cheia de sites bons sobre várias coisas. Fucem o fórum, a gente se deu ao trabalho de concentrar um monte de informações aqui pra vcs, então façam o esforço de procurar, ler, se é mesmo de seu interesse praticar nossa religião. Tem videos, não só da TCS, mas tem o Vlog Pagão, e com certeza outros vlogs bons de Wicca (os meninos do grupo de menores no Facebook vivem postando da Pixie Flora por exemplo). Vejam, prestem atenção neles (quantas vzs não me perguntaram coisas que foram ditas no video?), e aí vão buscar as outras informações referentes aos videos assistidos. Não se limitem ao que escrevemos ou falamos. Procurem outras fontes, outras opiniões, pode ser que vocês discordem de nós, e isso é uma boa coisa, é assim que vc vai construir sua prática e sua crença. Descubram os POR QUES daquilo que vcs leram e aprenderam.

E aí, depois de ter certeza de que o que vcs querem saber não está tão disponível assim, venham ao fórum, compartilhem o que vcs aprenderam, façam suas perguntas. Nós queremos ajudar, mas não seremos muletas para o aprendizado de vocês, porque isso seria colaborar para tornar pessoas preguiçosas. E não é esse o objetivo da TCS.

Aileen Daw
Iniciada da Tradição Caminhos das Sombras

Ainda sobre o Mais Importante

A TCS e seu membros tiveram um trabalho hercúleo pra compilar todos os textos aqui de uma forma organizada e fácil de ser acessada, portanto a nossa proposta aqui é realmente ajudar pessoas interessadas a começar, ou a crescer em, seu caminho na Bruxaria.

Os assinantes deste fórum, portanto, precisam estar dispostos a correr atrás pelo menos um pouco e a mostrar ao menos o mínimo de esforço. O Fórum tem uma caixa de busca, que não é perfeita, mas que ajuda. A Aileen, eu e o resto do pessoal vamos procurar responder qualquer pergunta, mas as que mais nos estimulam são as que mencionam “não encontrei essa informação em lugar nenhum” ou “tal livro disse isso”, tal site disse aquilo, aprendi tal coisa em um curso ou mesmo dúvidas baseadas em experiências pessoais. Outro tipo de contribuição que gostaríamos muito de ver é: “Li tal texto no fórum da TCS, mas acho que seria legal se vocês acrescentassem informações sobre X” ou “Adoraria ver um texto sobre Y”.

Há dois tipos de experiências, entretanto, que não podemos ou não vamos ajudar aqui no fórum. A primeira diz respeito a fenômenos “sobrenaturais”. Antes de postar sobre eles, considere os seguintes fatos: a) o fenômeno é claramente prejudicial; b) o fenômeno está acontecendo na sua casa ou na casa de alguma pessoa de quem você gosta e; c) esta não foi a primeira nem a segunda vez que o fenômeno aconteceu; d) você está seriamente preocupado com o bem estar da pessoa em questão. Se pelo menos dois dos fatos acima forem parte do que está acontecendo com você, entre em contato com algum iniciado da TCS em pvt, por email, e explique a sua história. Por favor entendam que recebemos inúmeros relatos de situações assim e muito, muito raramente, a situação em questão tem algo sobrenatural envolvido. Não é uma sensação agradável usar seu poder mágico e seu tempo pra ajudar alguém e descobrir que aquela pessoa simplesmente estava inventando a situação pra se sentir importante. Fenômenos psíquicos são reais e bem mais comuns do que imaginamos, mas escolhemos avaliar à distância apenas aqueles envolvidos com nossos aprendizes (autodedicados) e feiticeiros (autoiniciados) do Círculo Externo da TCS.

O segundo tipo de experiência que não temos estrutura para ajudar aqui no fórum é com sonhos. Sonhos são um mundo mágico praticamente à parte, que envolvem o inconsciente coletivo, memórias, a psiquê do indivíduo e em alguns casos, talento premonitório. Eu até que gosto de interpretar sonhos, mas sem conhecer a pessoa razoavelmente bem, não tenho como ajudar. Se você anda tendo muitos sonhos estranhos, registre-os. Anote cada sonho seu em um livro que pode ser chamado de Livro dos Sonhos. Esse registro vai te ajudar a entender o que seu inconsciente está tentando dizer, principalmente quando a interpretação é feita por comparação. Prestem atenção principalmente a sonhos que se repetem porque estes costumam estar tentando dizer algo importante que você não está ouvindo.

Não temos a intenção de coibir membros de fazer perguntas, mas sim de elevar o nível das perguntas sendo feitas. Afinal, há várias fontes de magia e Wicca básica, mas informações aprofundadas como as fornecidas pela TCS existem em poucos lugares.

Dylan Siegel
Iniciado da Tradição Caminhos das Sombras
"Neither Black or White... I'm Green and Grey."