Autor Tópico: Graveyard Dirt and Dust - Terra e Pó de Cemitério  (Lida 823 vezes)

Naelyan Wyvern

  • Administrator
  • Newbie
  • *****
  • Mensagens: 18
Graveyard Dirt and Dust - Terra e Pó de Cemitério
« Online: Setembro 30, 2016, 05:14:38 pm »
Graveyard Dirt and Dust – Terra e Pó de Cemitério.
Autoria: Naelyan Wyvern

Graveyard dirt ou Terra de Cemitério é um dos ingredientes mais conhecidos, mais temidos e menos compreendidos do Voodoo/Hoodoo. Vamos a alguns fatos.

1.   O que é graveyard dirt ou terra de cemitério?

É a terra colhida de algum local dentro de um cemitério. Existem basicamente 3 tipos de Graveyard Dirt: Terra colhida das covas, terra colhida das áreas comuns como corredores, jardins, etc. E terra colhida dos limites, ou Threshold Graveyard Dirt, terra da região que fica diretamente no meio do portão do cemitério ou em cima dos muros do mesmo. Cada uma dessas tem usos e atributos diferentes e específicos.

2.   Qual é a diferença entre Graveyard Dirt – terra de cemitério e Graveyard Dust – poeira ou pó de cemitério?

A Poeira de cemitério ou pó de cemitério é o pó feito com raspas das cascas secas de uma das árvores do cemitério. Pode-se colher a casca de qualquer árvore do cemitério para se fazer o pó, mas a preferência é por colher as cascas das árvores guardiãs. Normalmente, existe uma guardiã para cada direção e uma guardiã mestre, a árvore maior e mais bonita do cemitério, independente de sua localização.

3.   Graveyard Dust é o mesmo que Goofer Dust?

Alguns sistemas mágicos consideram graveyard dust e goofer dust como sendo a mesma coisa. Para alguns sistemas, Goofer dust é um pó feito com terra de cemitério, enxofre e alguns outros ingredientes que variam de tradição para tradição. Você pode encontrar várias receitas diferentes na Internet, use aquela que fizer mais sentido para você. 

4.   Como se colhe a Terra de cemitério?

Isso depende do tipo de terra, do uso que será dado a ela e das condições do cemitério. Existe, entretanto, uma constante não importa o tipo de terra ou seu uso: sempre deixe uma oferenda em troca. Vou repetir, caso não tenha ficado claro: SEMPRE DEIXE UMA OFERENDA EM TROCA.

Terra de limites ou Threshold Graveyard Dirt é usada para repelir ou atrair fantasmas. Para atrair fantasmas a terra deve ser colhida durante a noite, de preferência 9pm, meia-noite ou 3am. Para repelir fantasmas, a terra deve ser colhida durante o dia, de preferência 9am, meio-dia ou 3pm.

A terra das áreas comuns, colhida dos corredores e jardins do cemitério, pode ser usada para uma série de objetivos, incluindo maldições, banimentos, etc. Ela pode ser colhida a qualquer hora, mas a terra colhida durante a noite, ou pelo menos depois do por do sol, é considerada mais poderosa. É preciso deixar uma oferenda aos Guardiões do Cemitério.

Existem divindades que tipicamente agem como guardiãs dos cemitérios, como Maman Brigitte, Barão Samedi, Hécate, Oyá, Yinepu (Anúbis). A oferenda pode ser feita a um deles ou a duas figuras que respondem aos nomes de Rainha e Rei do cemitério. Tradicionalmente, considera-se que a primeira mulher enterrada no cemitério será a Rainha e o primeiro homem será o rei. Eu não acredito que uma alma seja condenada e ficar eternamente presa tomando conta de um cemitério, então meu entendimento é que esta função é cumprida por duas almas cujos corpos tenham sido enterradas neste local. Eu imagino que cada alma cumpre a função por prazo acordado ou determinado. De qualquer forma, todo cemitério tem uma Rainha e um Rei e a eles devem ser feitas as oferendas quando se colhe terra das áreas comuns. A Rainha e o Rei de cada cemitério respondem às divindades ligadas ao mundo dos mortos.

Finalmente, a terra das covas. Ao colher terra de uma cova você deve deixar uma oferenda ao morto que foi enterrado nela. As oferendas tradicionais aos mortos são água, leite, mel, azeite e vinho. Também são aceitas flores e moedas de cobre ou douradas como oferendas.

Uma vez colhida a terra, coloque-a em jarros de vidro, com tampa que feche bem e identifique cada terra, colocando a procedência e a data e hora de colheita.

5.   Como se usa a terra de cemitério?

A terra de cemitério deve ser acrescentada aos feitiços/poções/filtros.

Não coloque terra de cemitério em poções que serão consumidas ou passadas na pele, a menos que seja uma maldição, é claro.

O uso que será dado à terra depende de quem foi enterrado naquela cova e da intenção do magista.

Segue uma lista de exemplos:

Bebê: pode ser usada para trazer harmonia entre mulheres que vivem na mesma casa, mas tb pode ser usada para causar aborto ou impedir a concepção.
Crianças: pode ser usada para incentivar a castidade ou para punir estupradores e pedófilos.
Assassinados: pode ser usada para amaldiçoar uma pessoa ou capturar criminosos.
Bombeiros: pode ser usada em feitiços de proteção contra incêndios.
Policiais: pode ser usada em feitiços e garrafas de proteção geral ou proteção da propriedade. Também pode ser usada para capturar criminosos.
Empresário de sucesso: trará sorte a seus negócios.
Cientista: ajuda em pesquisas ou ciências.

E por aí vai.

Lembre-se, trate a terra que você colher com o devido respeito e sempre deixe uma oferenda em troca.


 
Naelyan Wyvern
Líder e Fundadora da Tradição Caminhos das Sombras.