O que é Magia?

Uma das melhores definições que conheço é uma que diz assim: “Magia é a Arte e a Ciência de mudar a si mesmo e a realidade que o cerca.”

Magia é uma ciência, sim, porque é regida por leis universais, tão certas e harmônicas quanto as leis da física e da natureza. Por exemplo, a Lei de Lavousier, que todos estudamos na química básica diz que: “Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Essa é uma lei tão válida para a magia quanto para as reações químicas. E o que isso significa em termos mágicos?

  • Que você não pode criar algo que já não exista em alguma outra forma.
  • Que transformar alguma coisa será sempre mais fácil do que tentar destruí-la.
  • Que se você retira alguma coisa de sua vida, você precisa colocar outra coisa no lugar. A Natureza não tolera um vazio e vai preencher aquele espaço com a primeira coisa que puder, e nem sempre será aquilo que você quer.

A magia é uma ciência porque você precisa conhecer o caminho mágico com o qual escolheu trabalhar, seus processos, correspondências, limites e definições. E suas regras. Mas como bem foi dito no filme Matrix: “Some rules can be bent, some can be broken.” – Algumas regras podem ser contornadas, algumas podem ser quebradas.

Só que para saber quais regras podem ser contornadas ou quebradas, você precisa conhecer as regras em primeiro lugar. Não se engane, praticar magia exige estudo, disciplina e dedicação, como o estudo de qualquer ciência.

Mas a magia também é uma arte e como tal, existem pessoas que nascem com mais habilidade para ela do que outras. Existem pessoas que conseguem, de forma natural, fluir com a magia de forma a fazê-la funcionar praticamente sem esforço. Da mesma forma que existem pessoas que nascem com o dom para a música ou para a pintura. Todos podem aprender a praticar magia, mas para alguns será mais fácil.

E a magia também é uma arte no sentido de que você deve desenvolver sua própria forma de praticar, sua assinatura mágica, digamos assim.

Mas, voltando à frase inicial deste texto: “Magia é a Arte e a Ciência de mudar a si mesmo e a realidade que o cerca.”

Mudar a si mesmo, esta é a chave. Por mais que você consiga alterar os fatos de sua vida, nenhuma mudança terá um verdadeiro significado ou será permanente a menos que venha de dentro de você. E quando você começa a mudança à partir de dentro, todo o universo conspira para que você seja capaz de conseguir aquilo que quer.

Mas é realmente possível mudar a realidade? Sim, claro que é. Se não fosse não haveria tantos caminhos mágicos e tantos praticantes de magia. Mas você precisa saber que isso pode ser feito. Saber, não acreditar. Pois a crença pressupõe a existência de uma dúvida.

Eu não acredito em cadeiras, eu sei que elas existem, são fatos. Eu não acredito que a magia funciona, eu sei que ela funciona, isso é um fato.