Wicca – Como Começar?

A nossa religião está crescendo e, com isso, crescem também as dúvidas. A maioria das pessoas que acabaram de conhecer a Wicca não sabe como começar a fazer parte desse mundo, tão novo e rico de informações. Então, como começar a praticar Wicca?

Em primeiro lugar, a leitura. Leia bastante, leia o tempo todo. Temos muito material bom disponível não apenas em livros, mas também na internet, hoje em dia. Procure informações diferentes, aprenda a questionar o que lê, a entender os porquês e as bases de nossa religião. Leia sobre os Deuses e sobre os Elementos, aprenda sobre Magia e sobre nossas celebrações. Algumas referências de livros indicados por iniciados da Tradição Caminhos das Sombras estão no final deste texto.

Em segundo lugar, entre em contato com os Deuses. Isso pode ser feito de várias formas. Por exemplo, você pode acender uma vela como uma oferenda a Eles e conversar com Eles, em voz alta mesmo, se desejar. Ou mesmo em pensamento. Estabeleça uma conexão, conte sobre você, sobre como você se sente nesse caminho que começou a trilhar. Conte sobre suas vontades e seus medos. Conte sobre suas alegrias, sobre sua rotina. Adquira o costume de conversar com Eles todos os dias, de contar o que você fez, de compartilhar sua vida com eles. Ofereça seu dia a Eles, peça por suas bênçãos e proteção. Ao final do dia, agradeça-os pelas bênçãos proporcionadas. Aos poucos, você se sentirá mais seguro e conseguirá meditar e ouvir também suas mensagens. Com o tempo, pode ser que alguma Deusa ou Deus específico se mostre a você. Peça sinais a Eles.

O próximo passo é começar a montar o seu altar. De que forma? Da que for possível. Um altar tem, basicamente, as representações dos Quatro Elementos. Se você não pode comprar um athame ou aquele cálice lindo que você viu, não tem problema! Um incensário, pena ou sino já representam o elemento Ar; um copo comum pode ser colocado com Água para representar este elemento. Um vaso de plantas ou uma pedra para a Terra, uma vela simples para o Fogo e… pronto! Seu altar está montado. A partir daí, à medida que puder, acrescente os instrumentos e outras coisas como for de seu agrado. Tradicionalmente, o altar é montado ao Norte, mas nem sempre temos espaço em nossas casas. Seu altar pode ser montado em qualquer direção e no espaço que você quiser. Não tem uma mesa própria para ele? Que tal uma gaveta? Ou um espaço na sua prateleira? Se não houver mesmo espaço para seu altar, ou se você mora com pessoas que não concordam muito com a religião, também existem formas de ter um altar: enfeites simples, ou até mesmo quadros podem ser consagrados para este fim. Qualquer objeto pode ser transformado em mágico com a sua intenção.

Comece a transformar sua rotina e tornar o seu dia mágico. Sinta o calor do Sol, do elemento Fogo, aquecer o seu corpo; respire o ar fresco da manhã e se envolva nas bênçãos do começo de um novo dia. Tome banho e sinta que a água leva embora todas as preocupações e medos, renovando suas energias. Sinta a Terra te nutrindo com os alimentos que você come durante o dia. Ofereça aquela música que você ama aos Deuses, e também o seu trabalho. Abrace uma árvore. Respeite o meio ambiente.

A partir dessas pequenas práticas, você já começou a trazer a energia dos Deuses para sua vida. Quando se sentir pronto, comece também a celebrar os Sabbats e Esbats. Estude suas correspondências e formas de celebrar, elabore seus próprios rituais, celebre sem medo, em Amor e Devoção aos Deuses. Se errar, faça de novo, e de novo, pois a prática leva à perfeição. E sempre, sempre, leia e estude, aprenda cada vez mais.

Saiba que, a partir do momento que começar este contato, sua vida vai mudar. A Wicca é um caminho de profunda transformação interior. As pessoas que se dedicam à religião começam a sentir os Deuses pelas pequenas sincronicidades de cada dia. A partir de pequenas práticas, você pode desenvolver seu poder mágico e sua magia para melhorar a sua vida e a das pessoas ao seu redor, para tornar a si mesmo e o mundo melhores.

Ser um Bruxo é fazer de cada momento sagrado. É viver a Magia em cada minuto do seu dia. Ela está aí, presente e disponível para nós. Basta sabermos senti-la!

5 thoughts on “Wicca – Como Começar?”

  1. Olá, primeiramente gostaria de agradecer, os videos de voces me ajudou muito, o primeiro que vi foi da Aileen no face, mais em fim, a pergunta é… Eu preciso ter um “professor” digamos assim, um tipo de instrutor?! Pq moro em curitiba e nesses dois ultimos dias procurei algum bruxo ou bruxa aqui, até mesmo para estudar junto mais infelizmente não achei …

  2. Oi amigos!
    Já faz alguns anos que eu leio sobre a Wicca na internet, mas, ainda não me aprofundei ou pratiquei nada…
    Por isso, quero saber quais livros são indicados para iniciantes como eu!
    Agradeço e parabenizo pelo ótimo trabalho realizado aqui no blog e com os vídeos.

  3. Adorei o seus videos gostaria muito de entrar que vocês pudesse aceitar a minha amizade no Facebook gostaria muito que você postasse escrevesse no seu vídeo sobre o círculo mágico você fala mas infelizmente a gente não eu não consegui entender quando você demonstra que você abre e fecha o círculo mágico e posta pra gente adoraria aprender obrigada

  4. Olá, gostaria de estudar com um dos mentores. Mas não estou conseguindo entrar na pagina dos mentores. Eu fiz meu login no forum, e tive o que parece ser uma resposta automática que um dos administradores iriam aprovar meu login. Já estou com o questionário pronto e queria os emails dos mentores para que eu pudesse escolher aquile que me intuir. Estou muito desejoso.