O mais importante

Oi pessoas,

Quando entramos pra um caminho novo, ou começamos a aprender qualquer coisa nova e interessante, é normal termos dúvidas. E é normal querermos saber um monte de coisas, perguntar tudo.

Porém, algumas pessoas estão fazendo isso exageradamente. Perguntando coisas que são fáceis de se encontrar pela internet, ou mesmo aqui no fórum. Isso acaba sendo um sintoma de preguiça de procurar.

Para tudo na vida que queremos estudar, a maior fonte de conhecimento são livros, artigos, textos, e também fazer por si mesmo, isso ensina bastante. Se você fôr se tornar um pesquisador, por exemplo, antes que vc vá até o seu orientador de mestrado ou doutorado perguntar uma coisa, você vai ler sobre aquilo e se certificar de que a resposta não está tão disponível assim. Depois, quando vc tiver lido alguma coisa, aprofundado um pouco no assunto, é que vc vai lá no seu orientador e discute os assuntos. Seu professor do colégio ou faculdade vai te mandar estudar se você estiver fazendo perguntas básicas demais, sobre coisas que ele falou em sala de aula e estão nos materiais fornecidos (ou indicados). Não é assim?

Então, por que é que na Wicca muita gente tem o costume de fazer exatamente isso, sair perguntando sem parar antes mesmo de ter o conhecimento básico?

Eu já falei e continuo repetindo nos videos que a informação que passamos pra vcs é a mínima, é o básico, é a pontinha do iceberg pra que vcs possam buscar o conhecimento por si mesmos. Acaba que aquelas pessoas que estão querendo ajudar vocês se tornam muletas do conhecimento, e os buscadores se tornam preguiçosos de pesquisar, ler, praticar direito.

Gente, essa postura não forma sacerdotes. Um praticante solitário não chega muito longe se não fôr atrás do que quer sozinho. Um dedicado em um grupo ou Tradição também não vai longe, porque o seu dedicador não vai ficar passando tudo que sabe de mão beijada.

Então venho aqui dizer mais uma vez o que é o mais importante: ESTUDEM! O sacerdócio não é para os preguiçosos, é para os buscadores. Passem por cima de sua preguiça e procurem! Tem uma lista de referências bibliográficas aqui no fórum, livros que nós da TCS recomendamos pra vocês, que consideramos bons para quem está começando. A internet está cheia de sites bons sobre várias coisas. Fucem o fórum, a gente se deu ao trabalho de concentrar um monte de informações aqui pra vcs, então façam o esforço de procurar, ler, se é mesmo de seu interesse praticar nossa religião. Tem videos, não só da TCS, mas tem o Vlog Pagão, e com certeza outros vlogs bons de Wicca (os meninos do grupo de menores no Facebook vivem postando da Pixie Flora por exemplo). Vejam, prestem atenção neles (quantas vzs não me perguntaram coisas que foram ditas no video?), e aí vão buscar as outras informações referentes aos videos assistidos. Não se limitem ao que escrevemos ou falamos. Procurem outras fontes, outras opiniões, pode ser que vocês discordem de nós, e isso é uma boa coisa, é assim que vc vai construir sua prática e sua crença. Descubram os POR QUES daquilo que vcs leram e aprenderam.

E aí, depois de ter certeza de que o que vcs querem saber não está tão disponível assim, venham ao fórum, compartilhem o que vcs aprenderam, façam suas perguntas. Nós queremos ajudar, mas não seremos muletas para o aprendizado de vocês, porque isso seria colaborar para tornar pessoas preguiçosas. E não é esse o objetivo da TCS.

Blessed Be,
Aileen